sábado, 16 de janeiro de 2010

O Cerrado de Corumbá de Goiás


Corumbá de Goiás

O Município de Corumbá de Goiás tem uma área de 1062 km². Está separado de Pirenópolis pela Serra dos Pirineus, faz divisa também com Cocalzinho de Goiás, Abadiânia, Alexânia e Santo Antônio do Descoberto. Está 110 km distante da capital Goiânia. A altura média é de 962 metros, chegando a ultrapassar 1200 metros em certos locais. É uma região alta, com relevo bastante acidentado e um sistema de drenagem abundante, com muitos rios e córregos protegidos por matas ciliares.
A área urbana é muito pequena, não havendo nem 10.000 habitantes. Ao contrário de Anápolis, Corumbá de Goiás, possui muitas áreas ainda virgens de cerrado e mata, como se pode observar viajando pela BR-414, onde é possível ver montes cobertos de vegetação. É uma cidade turística, tendo com um dos mais belos pontos o Salto de Corumbá. Em parte do município fica o Parque Estadual dos Pirineus (também em Pirenópolis e Cocalzinho), que apresenta fauna abundante e vegetação bem preservada. Corumbá é uma região muito rica que deveria ter mais unidades de conservação.

Um comentário:

  1. Puxa Felipe, muito legal seu blog, está escrevendo muito bem e sobre um tema muito bonito, o cerrado, cara continue assim, vou visita-lo mais vezes para aprender um pouco mais sobre esse rico Bioma que pode ser o mais ameaçado atualmente no Brasil por causa das pastagens e cultivo de soja.
    Aqui em São José dos Campos-SP, cidade onde moro, é uma região do estado de São Paulo que possui ainda um dos maiores fragmentos de cerrado continuo do Estado. Mas ainda é muito pequeno e já está muito modificado, mas com sorte ainda conseguimos ver um Lobo Guará...
    Parabéns pelo ótimo trabalho meu amigo!!
    Espero um dia ir a Anápolis andar no cerrado.
    Grande Abraço,
    Tomaz Melo

    ResponderExcluir