sábado, 16 de janeiro de 2010

O Cerrado de Anápolis




Anápolis

Minha terra natal, Anápolis é a segunda maior cidade do estado de Goiás depois de Goiânia. Fica a aproximadamente 50 km da capital do estado, ligando-se pela BR-153 e a cerca de 150 km da capital federal, ligando-se pela BR-060 ou pela BR-414 (através de Corumbá de Goiás). Faz divisa com os municípios de Pirenópolis, Abadiânia, Silvânia, Leopoldo de Bulhões, Goianápolis, Nerópolis e Ouro Verde de Goiás.

Localiza-se em uma área de tensão ecológica, ponto de contato entre o cerrado e a Mata Atlântica que ocorre em Goiás, também denominada Mata seca. O cerrado, cobria a maior parte do município, mas principalmente na área leste, com dois subsistemas básicos: o cerrado típico e o campo de cerrado. Várias espécies de plantas eram comuns como pequi, lobeira, aroeira, peroba-branca, pau-santo, quina. No entanto, as atividades econômicas em especial as agropecuárias, descaracterizaram as matas e cerrados que cobriam o município, dando lugar as plantações, pastagens e crescimento urbano desordenado. Infelizmente, em Anápolis destruir o cerrado e promover "desenvolvimento". Aqui o cerrado é tratado como algo que deve ser substituído por construções e fazendas e a preocupação em preservá-lo é algo que parece não fazer parte do dia-a-dia da população anapolina.
Os maiores fragmentos de matas que ainda persitem no município ficam próximos a BR-153, onde se observam algumas matas em meio às fazendas.



Um comentário:

  1. Olá Felipe,

    estréia em alto estilo, os assuntos não faltarão. Muito boa essa iniciativa em seu blog, além de dar visibilidade a defesa do meio ambiente e das aves, permitirá que você desenvolva suas habilidades.

    Meus parabéns, pode contar comigo, vou marcar para acompanhar e colocar um link no Aves de Jaú.

    Abraço do amigo

    Paulo Guerra

    ResponderExcluir